Casa Edison Gravações Históricas – 1902-1932

A primeira gravadora de discos do Brasil, Casa Edison, de propriedade de Frederico Figner & Cia. foi fundada em 1900 pelo empresário tcheco naturalizado americano, na rua do Ouvidor no Rio de Janeiro e se dedicava a vender aparelhos sonoros (máquinas falantes), cilindros, chapas.

Em 1901, Figner se associou à indústria de discos alemã Zon-O-Phone, pertencente ao conglomerado Carl Lindström, para lançar e gravar discos com exclusividade. Lá foi feito o primeiro registro fonográfico do Brasil, o lundu “Isto é Bom”, em 1901.

Em 1913 Figner instalou no bairro de Vila Isabel a primeira fábrica de discos do Brasil, a Fábrica Odeon, com 500 funcionários e uma produção de 30 mil chapas por mês. Também fundou filiais em São Paulo e Porto Alegre. O Brasil se tornou, na época, o terceiro maior mercado discográfico do mundo, posto que perdeu depois da Primeira Guerra Mundial e nunca mais recuperou.

Em 1930, a Transoceanic obrigou Figner a vender todo o patrimônio da Casa Edison, dominando, a partir de então, o processo de gravação no Brasil, ao lado de outras multinacionais, como a Columbia e a Victor. Com 40 mil títulos lançados ao longo de 28 anos, a Casa Edison marca a etapa heróica da gravação de discos no Brasil. A empresa funcionou até os anos 50, vendendo, como já vinha fazendo desde o início, mimeógrafos e máquinas de escrever.

edison2

Coletânea de 05 Volumes, compiladas num acervo em ordem alfabética, com 113 títulos em gravações originais:

OUVIR VOLUME 01                                     OUVIR VOLUME 02

OUVIR VOLUME 03                                     OUVIR VOLUME 04

OUVIR VOLUME 05  (Atualizado em 15MAI12)

Este post foi inserido quinta-feira, 19/11/2009 às 13:42 e está arquivado em Músicas, Velha Guarda. Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta entrada através do RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou trackback através de seu próprio site.

Nenhum Comentário para “Casa Edison Gravações Históricas – 1902-1932”

 

Deixe um comentário

Você precisa se cadastrar e estar logado para deixar um comentário.