Dia do Palhaço – 10 de Dezembro

O improviso é a mais importante das artes da palhaçada. Ora ingênuo e atrapalhado, ora esperto e atrevido, o palhaço povoa o imaginário popular e arranca gargalhadas não apenas das crianças.

A figura de nariz vermelho, sorriso de orelha a orelha e vestimenta espalhafatosa, teria surgido em meados do século XIX, na Alemanha. Seus ancestrais são o arlequim e o pierrô, da comédia francesa, e também o bobo da corte inglês.

Mas até 1894 os números dos palhaços não tinham falas. Mesmo hoje em dia, as apresentações mais comuns na Europa envolvem mímicas e pantomimas. Já no Brasil predominam o vocabulário popular, as piadas, paródias e sátiras, sempre baseadas em situações do cotidiano.

O Dia do Palhaço foi criado por uma companhia paulistana, em 1981, e ao longo do tempo passou a ser festejado em diversas cidades do país.

Rendo minhas homenagens àquele que, sem dúvida, foi o melhor e o maior palhaço do Brasil, George Savalla Gomes, o “Carequinha”. Nasceu dentro de um circo na noite de 18 de julho de 1915, em Rio Bonito, no Estado do Rio de Janeiro. Era filho dos trapezistas Elisa Savalla e Lázaro Gomes. A origem circense de sua família vem desde três gerações. Seu avô materno era proprietário de circo no Peru. Sua mãe, Elisa, já nascida no Brasil, era trapezista e malabarista. Depois da morte do marido, Lázaro, casou com Osório Portírio, também de origem circense. Aos cinco anos de idade, em Carangola, Minas Gerais, Carequinha estreou no picadeiro, quando o padrasto Osório Portírio, após alguns ensaios, colocou uma careca no pequeno menino e deu o nome ao seu personagem.

Durante várias gerações Carequinha foi um dos maiores ídolos infantis, adorado por crianças de todas as idades. Seus discos foram ouvidos milhares de vezes e serviram como tema e fundo musical para todas as festas e aniversários infantis.

Carequinha, o maior e mais querido palhaço que o Brasil já conheceu, faleceu no dia 5 de abril de 2006, três meses antes de completar 91 anos.

Você, Carequinha, estará sempre nos nossos corações –
TÁ CERTO OU NÃO TÁ ? TÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ !
Carequinha

OUÇA um de seus maiores sucessos que marcaram a minha/nossa infância:                 Carequinha – O Bom Menino

Este post foi inserido quinta-feira, 10/12/2009 às 16:32 e está arquivado em Personalidades. Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta entrada através do RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou trackback através de seu próprio site.

Nenhum Comentário para “Dia do Palhaço – 10 de Dezembro”

 

Deixe um comentário

Você precisa se cadastrar e estar logado para deixar um comentário.